quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Templo, templos e mais templos...

Escuta muito falar da importância da religiosidade nos indianos, mas é difícil avaliar sem ver de perto. Não pretendo escrever qualquer tratado sobre o assunto e também acho que só posso mesmo falar deste pequeno pedaço de Kerala, mas o número de templos é impressionante. Hoje visitamos 4 templos em menos de 2 horas. Dois dos templos eram exatamente um em frente ao outro!

no templo das serpentes
Tem templo para todas as divindades, conhecidas ou não. Templos grandes, templos pequenos, médios. Em cada agrupamento de casas há um templo que é freqüentado e mantido pela comunidade. Normalmente há um ou dois monges que se dedicam a cuidar do templo. Em cada um deles há a deidade principal e depois as deidades de suporte – Ganesha fica sempre do lado de fora dando suporte ao templo, em um templinho próprio e fica com parte dele enterrado para segurar a onda energética. A maioria dos que visitamos é bem cuidado e dá uma sensação muito positiva, mas vimos ontem um templo, chamado templo das 3 árvores, cuja divindade é a própria árvore, que tinha uma energia muito tamásica e era um bom exemplo daquilo que imaginamos encontrar o tempo todo na Índia – mendigos no chão implorando por uma esmola.
Uma coisa que é difícil para mim é não interagir com as pessoas e ignorar totalmente os apelos, mas vou me exercitando.

Passeio feliz
Visitamos também um antigo palácio de nobres de Kerala, um lugar lindo, super bem cuidado, com estátuas antigas de deuses maravilhosas e também uma lindíssima arquitetura.
Mas o ponto alto para mim foi o pequeno templo de Hanuman que visitamos. Entramos meio que só para dar uma olhada e eis que fui levada pela emoção porque Hanuman é o deus macaco, a mais pura expressão da devoção. Comprovou o tempo todo sua devoção e amor a Rama. Meio escondidinho no canto esquerdo do templo, havia 9 estátuas de gêmeos que me atraiam muito. Fiquei rodeando e eis que nosso amigo John veio contar que eram os 9 planetas!!!
Que felicidade! Ver minhas divindades amadas ali representadas. Acabamos acendendo velas para todos os planetas e foi muito lindo.

Puja para os grahas
Visitamos também um templo dedicado à serpente. Não ao animal físico aqui da Terra mas ao deus das serpentes e às serpentes que habitam no mundo astral das serpentes. Aquele templo representa um portal de ligação do mundo astral ao nosso mundo e, apesar de não podermos vê-las com os olhos físicos, pode-se até “sentir” que elas estão ali.
Tiramos muitas fotos lindas, mas são pesadas para carregar, então segue apenas amostras por enquanto.
É bom passear um pouco também para poder ver/confirmar a grandeza da Amma, ver como tudo aqui no ashram é bem cuidado, alto astral, uma energia maravilhosa.
O ashram está fervilhando com os preparativos para o aniversário da Amma. Pessoas aos montes chegam de todo lado e o tempo todo; tudo está sendo limpo, pintado, preparado, inclusive a ponte e o salão de darshan fica cheio, lotado.
Hoje para o archana tinha mulheres até do lado de fora.
Apesar de ainda ficar aqui mais 5 dias, já começo a ter saudades e a resistir a partir. Mas este será um bom exercício para trabalhar vários aspectos meus: ficar no aqui e agora, entregar, aceitar, agradecer....
Hoje, lua cheia de Peixes, ascendente em Áries (novos começos), às 20 horas daqui será celebrado o maha puja de Kali. Quem quiser se conectar pelo mundo com esta profunda energia do feminino, será bem-vindo. Estou muito feliz porque acabei deixando para fazer meu puja de Kali hoje!
Decidimos não mais fazer a viagem enorme e cansativa que havíamos pensado no início. Iremos apenas passear por aqui pertinho mesmo, descendo até Kanya Kumari, Madurai e Cochin novamente para descansarmos mais um pouquinho antes de voltar para a outra casa!

4 comentários:

  1. Oi Maria do Carmo! Tô adorando ler seu blog, leio diariamente! Pede pra minha mãe fazer esse puja pra mim tbm!!!!!!!!!!! bjs Flávia
    Obs: E não vejo a hora da gente fazer meu mapa!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Jay Jay Jay Ma!!! Já vi que vamos precisar marcar encontro de uma semana para podermos ouvir toda história porque apesar de ler aqui, fico ansioso para ver seus olhos falando...Parece que estou vendo!!! rssrsrssss...Bjs

    ResponderExcluir
  3. Om Namah Shivaya!
    Oi Anugraha,
    Tô com o Max... Vamos marcar uma semana inteira de histórias... rsrsrsrs... Pode ir se preparando.
    Bjs no coração!

    ResponderExcluir
  4. Anugraha, andei sem internet, ou usando internet paga, mas vi o último e-mail que você mandou, no dia mesmo em que você enviou, só que não consegui responder. De qualquer forma, avisei a Luciana, ela agradeceu muito.
    Muitos beijos!
    Bia Massena

    ResponderExcluir