sábado, 25 de agosto de 2012

Considerações aleatórias

Uma das coisas que espero aprender aqui, pois é mais fácil de exercer é não questionar muito tudo e aceitar as coisas como são.
E vai entender quais são os motivos pelos quais as coisas mudam tanto aqui no ashram. No primeiro ano, quando chegamos Monica e eu, foi muito difícil aceitar algumas condições difíceis para lavar louças. No ano passado achei muito melhor, pois havia muito mais torneiras. A grande dificuldade era a falta de detergente para lavar e nem sempre tínhamos uma areia fina para tirar a gordura.
Esse ano parece um luxo: temos detergente o tempo todo. Todos os panos de prato são novos. Estive ontem na cozinha do café e - maravilha, tudo está mais fácil.
Mas vi que as pessoas que trabalham lavando louça na cozinha (o primeiro seva que fiz com a Monica em 2010) reclamavam exatamente como nós.... a que conclusão chegar?

Ontem satsang na praia. Amma pediu que as pessoas compartilhassem sobre o tema proposto - sobre o fato que nós devemos mudar por dentro e não esperar que os outros mudem quando nos defrontamos com uma situação difícil. Uma pessoa logo levantou para compartilhar, toda feliz. Amma deixou-a esperando um bom tempo, sugerindo que outros o fizessem, explicando que o medo que temos de nos expor é apenas do ego. Finalmente, a pessoa pode falar. Fez uma explicação enorme, citou vários mestres que está estudando no momento. Nossa fiquei impressionada com a capacidade das pessoas em citar mestres, em falar complicado. Falou muito, muito tempo para passar apenas um conceito: que a situação não muda, somos nós é que escolhemos o tom e a forma que queremos dar dependendo daquilo que vemos.
Fiquei curiosa como seria a resposta da Amma. 
Curta - composta por apenas poucas palavras (menos de um minuto): "É verdade o que você diz, mas temos que ser capazes de ver o que escolhemos, o que vemos e chegar a uma conclusão sobre nossas ações. Mesmo que você não entenda o significado dos mantras no archana, se o repetir com amor e afeição verá tudo se transformar em sua vida."
E voltamos ao principal: amor e afeição ainda ganham de um milhão a zero sobre tanta complicação mental!
Neste final de semana vou tentar postar algumas fotos do meu quarto em sua maravilhosa situação atual (diante do zero me parece um luxo.... quanta relatividade).

Um comentário: