terça-feira, 4 de setembro de 2012

Na Terra de Deus (é o nome de Kerala) com beleza e dignidade


Aqui é um lugar para se envelhecer com dignidade e beleza!
Olhando as senhoras, tantas delas, com seus coques, seus cabelos arrumados, algumas muito enfeitadas, apesar da roupa branca, outras com muita simplicidade, fiquei pensando: aqui as mulheres têm o direito de envelhecer e de continuarem lindas e são respeitadas. Olho em volta e vejo a beleza das mulheres que podem revelar a maturidade como uma flor que desabrocha.
Tampouco percebo que as mulheres perdem sua feminilidade ao envelhecer, como vejo também aí no Rio. Elas continuam lindas, plenas, rechonchudas ou não, enfeitadas ou não, pois a feminilidade vem de dentro e há simplesmente o passar do tempo.
Em contraste, há uma senhora espanhola aqui toda plastificada, um pouco como aquelas mulheres mumificadas e repuxadas que vejo muito no Leblon e que me assustam. Como ela destoa aqui! Como o dano feito no rosto dela, todo repuxado fica feio, foge do natural e perde de longe para as rugas das muitas senhoras do ashram!
Fico apaixonada pelas tranças, pelos coques presos, pelas pulseiras, pela maneira de andarem, algumas mais arrastado, como se puxando a vida tão atribulada no passado.
Fico imaginando essas mulheres no auge da juventude soltando suas tranças e penteando os longos cabelos. Lembro ainda no ano passado, quando fiquei alojada no prédio das estudantes como gostava de ver as meninas todas penteando os longos cabelos, passando o óleo de coco que deixa os cabelos tão brilhantes. Esse ano, percebo a idade... que lindo
Também gosto da ausência da ditadura do corpo perfeitamente trabalhado e da ausência da nudez. Como são lindas as mulheres aqui de Kerala. Desde as mais humildes, esperando o ônibus, às mais atribuladas, sofrendo, em busca do consolo da Amma e as mais modernas, graduadas, todas lindas, envoltas em seus sáris, com seus enfeites.
Sinto que temos muito que aprender, que (re)lembrar...
Adoro estar aqui e agradeço a cada minuto à Amma por esse infinito carinho e generosidade com que sou acolhida aqui "em casa"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário