quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Quero casar!!!! E os desejos? E o marido? E a Amma?


Muito provavelmente isso tem a ver com meu tema de vida, mas ainda me surpreendo com o tanto que escuto as pessoas falarem aqui que querem arranjar um companheiro. Engana-se quem pensa que isso venha apenas das mulheres. Independentemente do sexo e idade, tenho escutado isso muito.
Algumas perguntas me veem à cabeça:
1 - será que é mais fácil encontrar alguém aqui no ashram, ou será que as pessoas usam o fato de estar aqui para nunca realizarem seus desejos?
2 - será que por estarmos aqui neste lugar tão especial e tendo a certeza do acolhimento da Amma, pois aqui todos sabem que têm o mínimo garantido (tipo casa da grande mãe) sobra então tempo para se pensar, para se fazer contato com esses desejos?
3 - tudo bem, já entendi que o que nos traz de volta ao planeta são os desejos não supridos, mas, todos os desejos devem ser satisfeitos? A vida é só isso?
4 - eu até consigo pensar em satisfação de desejos que dependam de outras pessoas em um pequeno grau, mas sonhar com um relacionamento, um casamento depende de uma outra pessoa - isso me parece tão complexo!
5 - será legal simplesmente jogar esta "responsabilidade" sobre seu guru? Escutei de uma residente que está aqui há 20 anos: eu até ofereci para a Amma uma troca - eu pararia de fumar se ela me desse um companheiro, mas como Ela não me deu, então, fico com meu pequeno e único prazer - o de fumar.
Aí pensei que poderíamos fazer uma organização: mulheres de um lado, homens do outro e a Amma ia fazendo os pares, ou então, como somos todos irmãos, as pessoas iam simplesmente se juntando e depois construíam a relação.
Mas na verdade, o que tenho reparado é que esses "desejos" de casamento, de parceiro espiritual, de relacionamento amoroso que tenho escutado aqui no ashram acabam revelando, na verdade, outros desejos...
Quando pergunto às pessoas, tenho escutado respostas como: é muito melhor ter um companheiro aqui no ashram porque aí você ganha um quarto; estou cansada de ficar dura sozinha, com mais alguém a vida pode ser melhor; meu ex-marido já arrumou outra pessoa e eu estou só; fui abandonado pela minha namorada e quero me vingar.. e vai por aí....
Agora, uma pergunta: esses desejos reais não têm nada a ver com o encontro de dois corações, com a parceria de vida, com as mãos dadas num caminho espiritual, nem tampouco tem a ver com atração física....
Enfim, eu ia escrever sobre outra coisa, mas o tema ficou muito forte nas últimas horas.
Acho bem interessante conhecermos profundamente nossas necessidades e nossos desejos e avaliar, com clareza e objetividade como construímos e usamos esta oportunidade tão maravilhosa que é a vida!
Eu, por exemplo, passei, há um tempo atrás, um dia horrível, quando até pensei em ir embora porque queria ter uma cama!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário