sábado, 25 de agosto de 2012

O que você encontra na sua cidade ao sair do supermercado?

Lá vou eu para o Hypermarket de Karnapally, a cidade mais próxima do ashram (onde tem tudo o que eu comprei em Cochin!!! e até melhor) comprar mais alguns itens desnecessários para não perder o hábito. Saio do mercado e cadê o motorista? Sumiu! Olho para a direita e....Vejam só, elefantes!


E lá se vão eles sem que ninguém mais tenha parado e dado tanta atenção. Olho para o lado, os guardas riem!


E para encerrar, a foto do por do sol de ontem, que tirei bem em cima do meu teto!

Atendendo a pedidos - o flat!

A primeira visão que tive da minha nova casa!

A segunda visão: as malas e caixas....

O banheiro - um pouco encardido o chão por falta de uso e pelo excesso de ferro da água daqui que mancha tudo . Nem preciso dizer que agora é outra coisa!

A cama-sofá. Agora a janela da esquerda tem uma rede que impede a entrada dos pombos e gralhas (ou corvos) e a da direita tem um panô

Área de trabalho, esperando a chegada da mesa... Torçam por mim!

E a cozinha!!! Uau!!!. Já fiz até meu primeiro miojo masala no almoço hoje!!!!

Meu altar atual e o novo Ganesha - o primeiro a entrar nesse quarto


Talvez algumas pessoas achem simples demais mas eu me sinto muito bem. Sim, gostaria de ter algumas coisinhas mais para facilitar um pouco a vida ao meu corpo, mas, sinceramente, tô na boa, como já ouvi dizer.
Ah, prá os que adoram colocar terror, segue a foto do banheiro. Tem privada, tampa, pia dentro do banheiro, chuveiro e uma torneira para usar como suporte. Assim que der vou comprar um espelho e um armario pequenino para o banheiro!
Alguém quer vir tomar um café?

Considerações aleatórias

Uma das coisas que espero aprender aqui, pois é mais fácil de exercer é não questionar muito tudo e aceitar as coisas como são.
E vai entender quais são os motivos pelos quais as coisas mudam tanto aqui no ashram. No primeiro ano, quando chegamos Monica e eu, foi muito difícil aceitar algumas condições difíceis para lavar louças. No ano passado achei muito melhor, pois havia muito mais torneiras. A grande dificuldade era a falta de detergente para lavar e nem sempre tínhamos uma areia fina para tirar a gordura.
Esse ano parece um luxo: temos detergente o tempo todo. Todos os panos de prato são novos. Estive ontem na cozinha do café e - maravilha, tudo está mais fácil.
Mas vi que as pessoas que trabalham lavando louça na cozinha (o primeiro seva que fiz com a Monica em 2010) reclamavam exatamente como nós.... a que conclusão chegar?

Ontem satsang na praia. Amma pediu que as pessoas compartilhassem sobre o tema proposto - sobre o fato que nós devemos mudar por dentro e não esperar que os outros mudem quando nos defrontamos com uma situação difícil. Uma pessoa logo levantou para compartilhar, toda feliz. Amma deixou-a esperando um bom tempo, sugerindo que outros o fizessem, explicando que o medo que temos de nos expor é apenas do ego. Finalmente, a pessoa pode falar. Fez uma explicação enorme, citou vários mestres que está estudando no momento. Nossa fiquei impressionada com a capacidade das pessoas em citar mestres, em falar complicado. Falou muito, muito tempo para passar apenas um conceito: que a situação não muda, somos nós é que escolhemos o tom e a forma que queremos dar dependendo daquilo que vemos.
Fiquei curiosa como seria a resposta da Amma. 
Curta - composta por apenas poucas palavras (menos de um minuto): "É verdade o que você diz, mas temos que ser capazes de ver o que escolhemos, o que vemos e chegar a uma conclusão sobre nossas ações. Mesmo que você não entenda o significado dos mantras no archana, se o repetir com amor e afeição verá tudo se transformar em sua vida."
E voltamos ao principal: amor e afeição ainda ganham de um milhão a zero sobre tanta complicação mental!
Neste final de semana vou tentar postar algumas fotos do meu quarto em sua maravilhosa situação atual (diante do zero me parece um luxo.... quanta relatividade).

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Um dia normal

Você conhece suas necessidades, seus desejos? O que realmente é importante e fundamental para você, o que é vital para sua alma, qual é seu caminho nessa vida para evoluir?
Quantos enredos de dificuldade você cria para se impedir de ser feliz?
Essas são perguntas que me faço na vida e muitas vezes aqui no ashram, diante de uma vida tão diferente daquela do Brasil e achei legal compartilhar.
Uma coisa que sempre me surpreende aqui em Amritapuri é o contraste de estilo de vida. No Brasil consigo tudo rapidinho, tenho tudo sempre ao alcance das mãos. Aqui não. Tudo tem um tempo, um caminho, um ritmo completamente diferente para mim e fico com a sensação de que os pequenos passos que dou aqui são grandes vitórias, porque aprendo a rever minhas necessidades, meus desejos, minha paciência. E sou feliz. Sorrio até doer a bochecha!
Se eu tivesse conseguido falar com um marceneiro no dia em que cheguei teria feito escolhas pesadas e muito diferentes das que faria agora (caso eu conseguisse um marceneiro...heheh).
Então fico pensando como muitas vezes minhas ações de "querer" são infantis e são distanciadas dos desejos da minha alma.
Esse é um exemplo simples, mas se expandirmos a partir daí... teremos uma boa reflexão.
Arrumei a cozinha. Isso significa apenas que tirei as loucinhas das caixas, lavei tudo e.... fiz meu primeiro café!!! Maravilha!! Gosto da ideia de poder ficar sozinha, principalmente cedo de manhã e à noite, apesar de que tenho a firme intenção de conseguir seguir a rotina do ashram e fazer o archana em conjunto no horário da manhã, o que não consegui até agora todos os dias.
Já comecei também meu seva no cafe, sempre das 16 às 18 horas, como no ano passado. É lindo esse seva porque muita gente vem tomar lanche a esta hora e me divirto em olhar para as pessoas, em ver como parecem crianças nesse ambiente... Muitas vezes as pessoas não sabem nem o quê escolher, muitas vezes travam porque acham que não serão entendidas... O mundo é contido em cada pessoa e me diverte. Também gosto de oportunidade de fazer mantra (Om namaha shivaya o tempo todo) e de sorrir!!! Minha companheira é nova (não a do ano passado), mas tem bastante experiência e o tempo transcorre rápido porque não dá para parar um só minuto.
Também percebo o quanto estou ali só pela graça e oportunidade da Amma. As vezes fico tão confusa que me enrolo toda. Mas as pessoas sabem os preços melhor do que eu, sabem como comandar, enfim...
Acima de tudo, a maior dificuldade é com os nomes que tenho que anotar no papel da comanda... uau! Mas sempre acabo conhecendo um novo aspecto de Deus com os nomes espirituais e me divirto com os nomes indianos (ontem atendi uma Maya e logo depois um Raji e um Ravi... isso lembra alguma coisa?)
É bom também porque fica bem pertinho da Amma quando ela está dando darshan.
Ontem, quarta-feira, recebi meu primeiro darshan. Pela primeira vez pude apreciar o colo quente e acolhedor da Amma me recebendo. Nossa, como foi bom. Fiquei ali um tempinho em frente a ela, enquanto ela falava em malaialo e eu só sorvendo e respirando amor... Eu fico encantada de amor com as expressões da Amma quando fala - tão expressiva! Mesmo sem entender uma palavra, parece que a gente está captando tudo!
Depois foi um mergulho enorme, longo e pleno no calor maternal de Devi!
Que delícia!
Fico por aqui, sempre ocupada..hehehe
Espero que algumas pessoas estejam aproveitando, tanto positiva quanto negativamente.... tudo é a mesma coisa...
Ah, tenho saudades sim. Tenho saudades da minha família, mas até isso é bom. Ter de quem e do quê ter saudades!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Histórias da Amma

Ontem me contaram uma  história da Amma recente que adorei e repasso aqui: há dois ou três dias atrás, de madrugada, depois de tudo acabar, Amma foi ao dentista para sua consulta. Era muito tarde e Amma ficou muito incomodada de ficar ali parada, sentada, de boca aberta, cuidando do seu corpo. Amma só pode se deslocar com os seguranças do governo, por ordem do governo da Índia. Os seguranças estavam do lado de fora esperando e Amma ficou dizendo o tempo todo ao dentista: "Rápido, rápido meu filho em cuidar desse corpo. Os guardas têm família, é tarde, estão cansados e precisam descansar e por causa da Amma estão do lado de fora esperando."
Swamini contou essa história na sua sessão das segundas-feiras à noite para ilustrar como a Amma apenas pensa nos outros, sem qualquer egoísmo...
Achei linda a história e me lembrei de que preciso sair um pouco da casca.
Depois também durante o satsang no templo de Kali, Amma disse que quando alguém nos faz alguma coisa é normal se entristecer, mas que devemos focar no ato e não na pessoa, senão estaremos sempre presos àquela pessoa que nos fez sofrer. Ao contrário, focando no ato e não na pessoa (pois não sabemos a história da pessoa que a levou a ser como é), podemos nos liberar mais facilmente das emoções e também podemos rezar pela pessoa e por nós também, obtendo assim a liberação.
Tão simples e tão prático!
A cada dia encontro mais brasileiros de São Paulo! Agora são 5 e encontrei aquela menina chilena médica super simpática do Rio que está aqui desde junho....( se alguém puder me lembrar o nome dela, porque ela é super querida e simpática, mas não me lembro do nome dela e tenho vergonha de perguntar).


Nota: da outra vez que escrevia no blog as pessoas comentavam e aí eu sabia mais ou menos por onde ir com a história... mas se ninguém fala nada, fica meio bobo... Prefiro a troca!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ganesha e suas bênçãos

Não canso de me maravilhar com o Festival de Ganesha que em todo o estado de Kerala começou hoje. Há sempre tanta pureza e tanto preparo nas festividades. Todos os anos eles cuidam mais dos detalhes e buscam nos presentear, tornar mais acessível um simbolismo tão rico.
Houve uma procissão saindo da frente da casa dos pais da Amma que levava na frente uma fila dupla de pessoas carregando um prato com flores amarelas e lamparina no centro. A fila começava com crianças bem pequenas, mas como havia poucas crianças na hora colocaram também pessoas mais velhas. O engraçado é que logo minha criança interior que salta fora facilmente aqui (talvez por ser a casa da mãe) foi dizendo: eu quero, eu quero... Bastou pensar e alguém me deu um prato. Em seguida alguém se aproximou e disse que se alguma criança chegasse deveríamos passar o prato. Eu logo dei o meu, mas alguém colocou mais uma vez um prato na minha mão e assim foi até que acabei ficando na fila. Segundo desejo satisfeito logo em seguida - andar descalça pelo ashram - adoro! Nos disseram que tínhamos que tirar os sapatos para a procissão. Me dá uma sensação ótima. Mas como pouca gente faz isso acabo seguindo a maioria.
O mais engraçado é que esqueci dos sapatos... quando já estava voltando para casa lembrei!
E lá fomos nós... um lindo puja às 5 da manhã, depois um lindo puja com a presença de Laksmi e a procissão... Depois meditação e satsang com a Amma e o melhor dia da semana: PRASSAD. Receber alimento das mãos do guru é maravilhoso. Fiquei apaixonada olhando como a Amma é disponível - ali o tempo todo para nós - dando amor, cuidando de tudo e de todos - mais de uma hora distribuindo comida para todos com as duas mãos.
O ashram está mais cheio do que no ano passado. A cada ano mais pessoas vêem, mas acredito que agora no final do mês abaixo um pouquinho o número de pessoas...
Amanhã começo meu trabalho voluntário oficial - e vamos lá - café again, das 4 às 6 da tarde...
Estou muito cansada para pensar em alguma coisa além de descrever parte do dia incrível que tive hoje!
E amanhã tem mais!!!
Apesar de mais tranquila este ano, ainda sinto que há muito a trabalhar. Ainda espero muito a aprovação das pessoas, ainda fico constrangida quando as pessoas não são simpáticas ou quando tenho encontrado algumas pessoas brasileiras com as quais já me relacionei no passado sempre em torno da Amma.
Mas hoje, um dia tão auspicioso, com uma festa tão linda que é a de Ganesha em que sou sempre tão agraciada, quero ficar feliz.
Durante o satsang de hoje Amma disse que devemos focar no ato que vivemos e não nas pessoas, então, que assim seja.
Jay Ma

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ganesha Chaturthi - Começa amanhã!!!!



Programação de amanhã:
5 horas - Maha Ganesha Puja no Kalari
8 horas - Puja especial no hall grande com a presença da Lakshmi
8 horas da noite - Arati para Ganesha no Kalari

Depois Arati todas as noites até o dia 30 de agosto quando será jogado ao mar.

Segue abaixo o link que explica poque em Kerala se festeja em datas diferentes do resto da índia:

Quarto, casa e vida

Sou sempre um poço de pensamentos e sensações/emoções contraditórias. De um lado, achei meu quarto lindo, adorei como eu consegui arrumar em algumas horas. Por outro, achei pequeno demais, fiquei pensando como famílias inteiras podem dormir nele. Esse quarto na ala nova é bem menor do que aquele em que ficamos todos nós no bloco dos estudantes e muiiittoooo menor do que o bloco VIP que conhecemos quando fomos fazer a cura.
Mas hoje depois do café resolvi ir olhar os quartos novos que estão construindo ao lado do hall principal e.... é muiiitttoooo menor do que o meu. É praticamente uma cela com um banheiro.
Me disseram que será só para homens (e magros) e que estão à venda (Max!!!) Mas acho que alguém como o Max só caberia de atravessado.
Aí logo pensei no Max que sempre fala que o apartamento dele é pequeno. Aqui ele é rei em termos de espaço!
Sobre as possibilidades de personalização são mais limitadas do que imaginei. Há muitas regras a serem seguidas, a maioria delas visa uma melhor gestão dos quartos quando os moradores não estão aqui.
Estou com pouco tempo para descobrir agora os detalhes e, como estou bem assim, resolvi deixar para depois.
Uma sensação engraçada estar aqui sozinha, sem nenhum dos meus irmãos/amigos que vieram nos anos anteriores. Mais uma vez contradição: tenho saudades da companhia, que aprecio, mas adoro estar sozinha. No mais já conheço pessoas o suficiente para conversar caso tenha vontade e também posso "importunar" a todos pelo Skype (hehehe)
Acho que já comentei que aqui no ashram o Ganesha Chaturchi será comemorado a partir de amanhã, dia 21 de agosto. Naturalmente, essa é uma decisão da Amma (até agora não encontrei a explicação, mas nem é necessária, visto que vem da Amma) mas acho que todos os devotos e simpatizantes da Amma deveriam se conectar nessa data (a partir do dia 21 de agosto) No dia 30 de agosto será a entrega da estátua ao mar. O que aprendi no primeiro ano é que do primeiro ao último dia, cultuamos Ganesha através de seus diferentes atributos e depois, ao jogar a estátua ao mar, incorporamos em nossos corações esses atributos, deixando de cultuar a imagem.
Como não havia publicado este post antes, vou aproveitar para acrescentar mais algumas coisas.
- primeiro que um swami me disse que o Ganesha Chaturchi será celebrado nessa data em todo o estado de Kerala. Portanto, não foi uma modificação da Amma.
- segundo soube uma coisa que me deixou um pouco triste: o Swami não vai a América do Sul este ano. Perguntei ao rapaz lourinho que o acompanha sempre e ele disse que como há novos centros nos Estados Unidos, Amma mudou os planos. Difícil afastar o pensamento de que estamos meio abandonados na América do Sul né?
- depois uma reflexão - como sou mais feliz onde estou, livre, solta, sem apegos a posições... Mesmo dentro do serviço espiritual logo vemos pessoas que rapidamente constroem "uma carreira"... chiques, em posições aparentemente de destaque...só senti mesmo alívio por não estar ligada a nada. Simplesmente nada... só livre para amar a Amma!!!


domingo, 19 de agosto de 2012

Cheguei!!!

Finalmente cheguei. Desta vez o presente foi encontrar tanta gente simpática, sorrindo ao me ver, a sensação boa de voltar para casa, de estar em um lugar onde eu me sinto tão à vontade.
A primeira sensação ao abrir o quarto - uau - nada feito, sujo (não muito) e começar do zero!
Depois de muito trabalho limpando e arrumando o possível - bem, achei uma maravilha! No entanto, um olhar mais crítico dirá que sou mesmo maluca - que neste quarto não tem nada, nenhum conforto!
Mas estou bem - tenho um canto no chão de escritório (ainda bem que trouxe a mesinha portátil) e as almofadas rolinhos que comprei são ótimas.
Encontrei vários colchonetes no quarto e fiz uma cama/sofá bacaninha, com as almofadas e a colcha linda que comprei em Cochi.
Mas vamos lá falar um pouco do ashram - esse lugar que pulula de vida (este ano parece ter mais gente do que no ano passado), que encanta com as mudanças.
Para quem já veio:
- no campo vazio ao lado dos quiosques novos do ano passado estão construindo um monte de novos quartos, redondos - engraçados, bonitos. Acho que serão quartos para residentes, mas ali deve ser um barulhão, pois tudo acontece por ali.
- houve várias mudanças nos escritórios - o International Office mudou para baixo, do lado de fora e agora estão bem mais acomodados (mas o serviço continua lento e difuso como sempre hehehe)
- aqui na minha ala chamada de nova, continuam construindo....e construindo....
E a Amma - a Amma sempre lá, o dia todo nesse calor dando darshan, dando darshan.... Pediam para quem pudesse esperar para não receber o darshan hoje, mesmo tendo acabado de chegar e concordei....
Mas tão bom ficar pertinho, saber que a presença física dela está ali, ficar olhando o telão....
Vim dormir (quase às onze horas da noite) e a Amma ficou lá....
Agora vou dormir mesmo porque estou exausta
Tenho outras coisas engraçadas para contar, mas vou deixar para amanhã!