sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Nomes e flores

Engana-se profundamente quem acha que a Amma não é onisciente. No entanto, a relação guru-discípulo exige também do discípulo uma ação, amparada pela devoção e pela fé. Ontem escutei uma história linda: duas moças estavam segurando flores para dar à Amma e aguardando que a Amma passasse. A Amma passou e como elas estavam ardentemente pedindo internamente para dar as flores à Amma, a Amma parou diante delas e ficou olhando e sorrindo... No entanto, as duas ficaram maravilhadas e não conseguiram estender as flores. Amma riu e continuou....
As duas imediatamente entenderam que era preciso também a ação delas para entregar à Amma a flor (o coração).
Hoje também escutei uma história muito linda que aconteceu ontem e a moça me contou toda feliz. A devota queria muito receber seu nome espiritual e já estava pedindo à Amma há 4 semanas. Amma chegou a abrir o livro, olhar, olhar para ela e depois fechar o livro e - no name!
Ontem a moça percebeu que tinha que fazer tudo, chamar a atenção da Amma ao máximo. Escreveu então cartazes em malaialo dizendo: nome, por favor!
Ao final do darshan ela estendeu o cartaz e o amigo dela também... Amma olhou de longe, fez um esforço riu, todos riram... e Amma deu a ela o nome ontem!!!
O nome dela significa: fonte de consciência e sabedoria e ela, ao me contar essa história, já está exercendo seu dharma!
Jay Ma!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Hospital com um único médico

No satsang de terça-feira uma moça escreveu um longo poema em malaialo e parte da tradução dizia que esse local é um hospital e que há apenas um médico - Amma. Também aqui há apenas um único remédio para todos os tipos de doentes e de doenças - o amor da Amma.
Por mais estranho que isso possa parecer acho que ela tem toda razão. A grande pena mesmo é que há tão poucos hospitais e menos médicos ainda para cuidar de tanta gente doente.
Podemos até achar que os que estão aqui são mesmo muito "loucos" que precisam de tratamento etc... mas um olhar cuidadoso ao mundo mostra bem o contrário... Aqueles "loucos" daqui são os mais próximos da cura, recebem amor da Amma manifestado no cuidar da nossa vida, no encaminhamento espiritual, na doação contínua, na manutenção desse lugar tão especial...

terça-feira, 11 de setembro de 2012

O que é um ashram?

A vida não é um oba-oba e tampouco o é aqui. Ontem foi um dia difícil para mim, nem sei explicar realmente o porquê. Qualquer explicação agora me parece boba. Fato é que chorei, pensei em ir embora, fiquei questionando minha decisão - enfim, um daqueles dias.
Uma das perguntas que eu me fazia é porque deveria estar aqui, com dificuldades, se tenho uma casa linda no Brasil etc. etc...
Aí vem a parte maravilhosa de estar aqui: encontrei muita, muita solidariedade. Todo mundo querendo ajudar um pouquinho daqui, um pouquinho dali.
E a melhor parte: escutei várias vezes a mesma frase: o ashram é o corpo o guru, é a extensão do corpo do guru. Por isso Amma nos ensina a nos apegarmos ao ashram como prática espiritual.
E lá se foi mais um dia, com muita aprendizagem, recuperando a força, até porque entre um dia e outro há uma noite, o sol sempre se levanta novamente (e aqui com muita força)...
E ganhei mais uns muitos presentes da minha Mãe.

(obs: parte dos móveis chegou!) dormi num "cot" - cama típica indiana.
O engraçado é que sou ocidental e durmo num "cot" indiano. As duas indianas do flat em frente dormem num caminha ocidental (que era meu sonho de consumo!!!!).

domingo, 9 de setembro de 2012

Um pouco mais da festa de ontem

Bem, agora a descrição daquilo que eu vi na festa de Krishna.
O ashram, como das outras vezes, começou a se encher um dia antes e a energia desta vez era muito mais festiva, algo entre espírito de Carnaval e Páscoa (se é que é possível fazer essa comparação).
Ontem, dia do aniversário de Krishna, Amma começou o dia de darshan normal. Às 2 horas da tarde fomos levados (ou foram caminhando) até o templo de Krishna que fica perto do ashram, aquele que visitamos de barco (lembram Abhaya, max e Luiz?).
Já fiquei super emocionada quando vi que era a Diana (Brasil e Colômbia!!!!) que estava carregando o guarda-chuva da Amma, protegendo a amiga dela que levava as sandálias da Amma.
Viro para trás e!!!! O Krishna também era brasileiro!!! Uma menina brasileira super fofa, que mora nos Estados Unidos. Já foi o suficiente para eu considerar que era benção da Amma tanta coincidência!
Há uma casa ao lado do templo e a família havia preparado uma festa de acolhida para todos, com muito suco amarelo (tipo tang) e biscoitos. A dona da casa servia a todos com amor e um sorriso e havia uma enorme foto da Amma com essas lamparinas bem grandes que eles têm nas casas aqui.
Com o Girish swami comandando a procissão, entramos no templo, o swami do templo fez uma puja rápida aos pés da Amma, circulamos todo o templo, inclusive o altar das najas do lado de fora e começamos o caminho de volta ao ashram, comandado pelo swami e com muito bhajan e muita alegria.
A procissão tinha também 3 pequenos carros
Acho que posso dizer que havia no ar aquela energia infantil de brincadeira e felicidade leve das crianças.
Amma estava sentada na escadaria do templo de Kali e muita, muita gente por todo lado. Logo que chegamos começou a brincadeira de tentar quebrar o pote que ficava balançando. Havia muita gente amontoada, pouca visão da festa acontecendo e era impossível ver a Amma. Resolvi então descansar porque ainda tinha muito mais.
O ponto alto da festa de Krishna começa às 23h30 porque Krishna nasceu à noite. Quando votei ao grande hall por volta das 22 horas, estava lotado - demorei muito até conseguir uma cadeira e todo mundo feliz apreciando os espetáculos culturais.
Em seguida, às 23h30, Amma apareceu em vídeo gravado e fez a mensagem da festa do dia e depois Ela chegou ao salão. A porta de madeira se abriu, havia uma decoração linda, toda em amarelo e azul e muitas, muitas luzes. Amma cantou, dançou outra vez, deixou todo mundo feliz e no final ainda deu prassad para as milhares de pessoas ali. O prassad dessa vez era payasam que comi com muito gosto.
Fui dormir à 1h30 e Amma ainda estava lá dando prassad para todos!'
Só mesmo a Mãe Divina para estar sempre tão disposta e plena de amor com todos.
Hoje, 11 horas da manhã, Amma já estava de volta ao darsham.
mais algumas fotos que fiz durante o dia de ontem. Com carinho