domingo, 21 de outubro de 2012

O tédio....


A vida é mesmo engraçada.  Quanto nossos olhos estão acostumados a certas visões e tendemos a achar aquilo belo (ou feio). Explico - quando chego na Índia começo achando as pessoas exóticas, me fascino com o colorido das roupas, a intensidade das cores em todo lado. Depois de um tempo o meu "hábito visual" começa a me fazer falta.
 Aqui no Sul da Índia todos, sem exceção, são morenos e, como há poucos estrangeiros, dá prá imaginar. Todo mundo tem a mesma cor de cabelo. As únicas variações são nos tons de grisalho e nos tons de branco dos cabelos.


O mesmo acontece com as roupas - as mulheres usam apenas e tão somente dois tipos de roupa - punjabis (túnicas e calças) para as jovens e solteiras e sári. É como usar uniforme todos os dias da sua vida - a única coisa que muda é a cor, a textura, a riqueza (ou simplicidade) do tecido e dos bordados. Depois comecei a entender que há também um estilo nas dobras, uma categoria na qualidade do tecido.
A vegetação litorânea aqui é exuberante - mas sinto falta da existência de uma gramado, um jardim planejado...
Acho muito engraçado isso, pois não sei como explicar.
Tenho muito desejo de usar (bem) um sári. Mas não sei se eu aguentaria usar sári todos os dias da minha vida. Gosto de variar também - gosto de usar um vestido longo, um jeans, uma saia... Enfim, me vejo diante de uma das coisas que mais me amedronta na vida - o tédio!
Será que existe mesmo este tal de tédio visual? Como será que um indiano olha a paisagem do Rio de Janeiro?